Logo da Upload

Modelo de negócios: como criar um modelo de negócios

Gabriel Botelho

Gabriel Botelho

16 Fev | Leitura: 05min

Gabriel Botelho

Muitas pessoas acreditam que para você se destacar no mercado precisa necessariamente ter uma ideia completamente original e inovadora.

Porém, isso não é verdade e eu posso provar. Conhece a Amazon? Já ouviu falar da Renner? Enfim, poderia ficar listando inúmeras empresas que trabalham ou começaram trabalhando com produtos simples.

Então, o que será que tornou essas empresas gigantescas? Primeiramente, planejamento, porque é impossível criar algo grande e sólido sem um planejamento por trás.

A ideia que eu quero passar é que antes de tudo está ativo é estritamente necessário montar um passo a passo, ou seja, um modelo de negócio.

    Portanto, nesse post você verá:

  • O que é modelo de negócios;
  • Como fazer um modelo de negócios;
  • Canvas modelo de negócio;
  • Exemplo de modelo de negócios;

O que é modelo de negócios

Toda empresa precisa ter uma visão geral de como o seu produto entregará valor ao seu cliente! E, foquem na palavra valor, visto que, nos dias atuais, as pessoas precisam muito mais de uma solução do que simplesmente um produto.

Basicamente, você precisará elencar todas as suas principais ações e os impactos que elas têm umas com as outras.

Dessa forma, ficará evidente os pontos fortes e fracos do seu negócio e acredite é impossível seu negócio não ter ponto fraco.

Assim, você conseguirá definir, em média, o prazo para sua empresa se tornar rentável!

Se você ainda achou que não está claro, continue lendo que vou te mostrar alguns exemplos.

Como fazer um modelo de negócios

O pensamento que você deve ter ao escrever seu modelo de negócios é o “como”, por exemplo, como vou me destacar no mercado, como vou gerar valor para o meu cliente, como vou conseguir fidelizá-lo, como vai ser minha renda, entre outros.

E, sei que talvez, você possa ficar em dúvida na quantidade de “como” que teria que levantar e quais deles seriam cruciais para o desenvolvimento do seu negócio.

Para isso, foi criado o Canvas de Modelo de Negócios, ele é uma ferramenta voltada para auxiliar você, empreendedor, a ter uma visão geral melhor do seu negócio. Ele ficou conhecido por ser uma maneira simples e rápida de mapear a sua ideia.

Agora, vou te mostrar como ele é.

Canvas Modelo de Negócio

Falando de forma prática, o canvas é um quadro que é dividido em nove blocos, sendo eles usados para mapear diferentes campos do seu negócio e/ou ideia!

Canvas Modelo de Negócio

Vou te explicar quadro por quadro, na ordem recomendada e, no final, te mostrarei o canvas da Netflix!

Antes disso, queria te fazer uma proposta, bora ir montando o seu canvas junto comigo? Para baixar o canvas modelo de negócio, clique aqui.

Segmentos de Mercado

Para você que já tem uma persona definida, o processo ficará mais fácil, mas caso não tenha, conseguirá realizar do mesmo jeito, basta pensar em um perfil de cliente ideal que compraria o seu produto.

Pense da seguinte forma, o que meu produto ajuda a solucionar? E, baseado na resposta anterior, raciocine quem seria o público alvo ideal e escreva neste campo.

Proposta de Valor

Esse quadro é voltado para você definir o que sua empresa quer entregar, ou seja, seu produto. Mas, não se engane, é impossível se destacar no mercado e crescer somente tendo um produto, portanto é necessário que você tenha um diferencial.

E, não confunda com o que eu havia dito no início deste post, você realmente não precisa ter uma ideia cem por cento inovadora, porém, sempre precisará de ter um diferencial dos seus concorrentes.

Canais

Aqui você deve pensar em onde o seu cliente comprará e utilizará o seu produto, talvez seja um produto virtual, portanto ele compraria por uma plataforma na internet e também utilizaria através dessa plataforma.

Realmente isso dependerá do seu modelo de negócios.

Relações com cliente

Lembra deste post que nós escrevemos falando sobre “onde prospectar novos clientes”, aqui falamos sobre definir um canal de comunicação onde seu cliente ideal irá interagir com você.

E, é exatamente isso que deve ser feito aqui. Definir um canal de comunicação, que seu cliente ideal mais utiliza e preencher este campo.

Fonte de Renda

Para este quadro você deve listar todos os tipos de formas de ganho que você imagina para o seu negócio, podendo incluir até estratégias de marketing que farão com que seu negócio lucre.

Atividades Chave

Descreva qual é a sua proposta de valor, por exemplo se você fosse vender cursos online seria desenvolvimento da plataforma e dos vídeos.

A ideia é colocar a principal atividade para que consiga desenvolver o seu produto.

Recursos Chave

Nesse quadro, escreva o que sua empresa precisa ter ou fazer, para que consiga colocar em atividade o seu produto.

Um bom exemplo seria, capital, programadores, estilistas, entre outros.

Parcerias Chave

No penúltimo quadro é necessário que vocês preencham com parcerias que colaborem e/ou sejam essenciais para a distribuição do seu produto, como fornecedores, terceirizações, entre outros.

Lembrem-se de pensar de forma estratégica nessas parcerias, afinal de contas é um ponto importantíssimo para a vida útil da sua empresa.

Estruturas de Custo

O último quadro é o de custos. Nele você precisa listar todos os possíveis custos que você terá ao fazer, manter e até para divulgar o seu produto.

Essa parte é essencial até para tomadas de decisões, afinal de contas depois da listagem vai ser possível perceber o valor que terá de dar ao seu produto, para que ele não te dê prejuízo nem a curto nem a longo prazo!

Exemplo de Modelo de Negócios

E, agora para finalizar, vamos mostrar o canvas da Netflix!

Canvas Modelo de Negócios da Netflix

Caso queiram baixar basta clicar aqui. Recomendo que vocês vão comparar o canvas da Netflix com as explicações de cada bloco do canvas para ficar mais fácil de construir o de vocês.

Conseguiram perceber o quanto sua empresa pode crescer com um simples planejamento? Com certeza se fizerem da forma correta isso trará muito valor para seu negócio.